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Tecnologia nas escolas estaduais facilita o aprendizado e torna aulas mais dinâmicas, afirmam estudantes

Governo de MT entregou mais de 180 mil Chromebooks e 10.250 Smart TVS para equipar unidades de ensino

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As escolas estaduais estão mais equipadas e preparadas para formação dos estudantes, com os investimentos que o Governo de Mato Grosso fez em tecnologia. As aulas estão mais dinâmicas, conforme destacam os próprios alunos. Foram investidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) R$ 401,9 milhões na aquisição de Chromebooks e Smart TVs para as unidades de ensino.

Para o estudante da Escola Estadual São José Operário, em Rondonópolis, Cauã Henrique Pereira Silva, de 14 anos, o uso do Chromebook tornou as aulas mais interessantes.

“As pesquisas que faço têm facilitado a compreensão do conteúdo repassado pelos professores. No meu caso, estou até com mais ânimo para estudar em casa, pois também acesso os conteúdos digitais de lá”, afirmou o aluno do 9º ano.

O colega dele, Murilo dos Santos Silva, 14 anos, que também cursa o 9º ano na escola estadual, avaliou que os equipamentos facilitam o aprendizado e que estudar com o apoio de tecnologia ficou muito mais divertido.

“Dá até vontade estudar por mais tempo para ficar usando o Chromebook. Converso com amigos e eles também dizem isso. Hoje eu aprendo de uma forma mais divertida”, pontuou.

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Ana Carolina, 17 anos, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Salim Felício, em Cuiabá, comentou que o Chromebook a ajuda a chegar na escola mais inteirada dos conteúdos.

“Quando entro no laboratório, já fiz pesquisa pelo Chromebook sobre tudo o que vou precisar para a aula prática. Consigo memorizar o conteúdo e apenas complemento a compreensão com as explicações do nosso professor”, contou, se referindo ao laboratório completo da escola recém-inaugurada.

Ao todo, foram adquiridos 180 mil Chromebooks e 10.250 Smart TVS para atender as escolas da rede estadual.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse que o uso de tecnologias em sala de aula faz parte de uma das 30 políticas educacionais do Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a rede estadual entre as mais bem avaliadas no país até 2032.

Segundo ele, a logística de distribuição dos Chromebooks e das Smart TVs para as escolas está em fase de finalização. “Temos pressa em atender todas as 647 escolas da rede, pois o uso dessas tecnologias tem aumentado o engajamento dos estudantes com o conteúdo pedagógico, permitindo que os educadores se concentrem nos resultados da aprendizagem”, afirmou.

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Outra vantagem, de acordo com Alan, é que a implantação de tecnologias nas escolas, que também inclui robótica educacional, laboratórios 4.0 e a filosofia STEAM, também promove um ambiente propício para o fortalecimento do vínculo da comunidade estudantil com a escola.

O uso do Chromebook pelos estudantes também promoveu acessibilidade, porque permite usar a maioria das linhas braile atualizáveis com equipamento, atendendo também o Estudante Público Alvo da Educação Especial.

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Programa da Sedec monitora 1,5 mil locais turísticos de MT para melhorar serviços prestados aos visitantes

Desde que começou a ser implementado em fevereiro de 2023, já foram enviados mais de 5.700 relatórios para os locais monitorados

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O Programa de Evolução Digital (PED) no Turismo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), monitorou a reputação online de cerca de 1.500 locais turísticos, em 71 municípios do Estado, que possuem presença digital nos principais canais de avaliações e vendas de pacotes online, como Google, TripAdvisor, Booking, Hotéis.com, entre outros.

O objetivo do programa é melhorar a presença digital dos atrativos, equipamentos e destinos turísticos de Mato Grosso, com foco na melhoria dos serviços prestados aos visitantes. Para isso, a Sedec utiliza a Plataforma TrustYou, que fornece indicadores e relatórios sobre o monitoramento, com base nas avalições e opiniões dos visitantes/turistas.

O PED Turismo é uma iniciativa do turismólogo e analista da Sedec Leandro Lima, que conquistou o 2º lugar no 3º Prêmio Nacional de Turismo na categoria “Gestão de Dados e Inteligência no Turismo”, em dezembro de 2023.

“O PED Turismo possui o IDTur, que é um índice exclusivo do turismo de Mato Grosso e contribui para monitorar a capacidade de interação dos locais dentro do programa, com foco na evolução da presença digital e na busca pela melhoria dos serviços prestados”, explica Leandro.

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Desde que começou a ser implementado, em fevereiro de 2023, já foram enviados mais de 5,7 mil relatórios para os locais monitorados, mensalmente, com indicadores de desempenho dos negócios, a partir das avaliações dos visitantes.

Para auxiliar os empreendedores do turismo, são realizadas capacitações sobre o programa e técnicas sobre como melhorar a presença digital em canais como Google e TripAdvisor. Os cursos já foram realizados em Sinop, Guarantã do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra e Jaciara, com mais de 320 participantes.

Conforme as informações da Plataforma TrustYou, em 2022 houve mais de 215 mil avaliações recebidas em canais como Google, Booking, Hotéis.com, Expedia e TripAdvisor, com um desempenho de 88.17 pontos e uma taxa de resposta de 15% pelos locais monitorados.

“Em 2023, após o monitoramento pelo PED Turismo, aumentamos a taxa de resposta para 20% e o desempenho para 89.02 pontos. Atualmente temos mais de 1.350 locais sendo monitorados”, aponta Leandro.

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A gerente geral do grupo JF Hoteis, proprietária da Pousada Sol do Araguaia, Pousada Águas Quentes e Araguaia Hotel, em Barra do Garças, e o Hotel Avenida Plaza, em Querência, Anna Barros, diz que o PED Turismo é uma importante ferramenta de feedback.

“Agora que eu estou começando a receber os relatórios e percebo o quanto eles nos ajudam a melhorar o nosso trabalho. Participei da capacitação e não tinha ideia de como é importante a gente melhorar a nossa reputação na internet. Espero que haja capacitações mais vezes para que possamoss melhorar ainda mais”.

Para ela, as capacitações devem envolver toda a hotelaria, do proprietário aos colaboradores, para que compreendam a importância da avaliações e saibam onde estão os pontos positivos dos estabelecimentos e o que pode ser melhorado.

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